5 FILMES ESPÍRITAS PARA ASSISTIR E REFLETIR


Por Diandra Guedes

Com o passar do tempo, os filmes espíritas ou que abordam a temática espiritualista acabaram caindo no gosto popular. Sucessos de bilheteria, longas como Kardec e Nosso Lar levaram diversos espectadores às salas de cinemas. Mas, afinal, o que faz tantas pessoas gostarem dessas histórias?


Uma razão para isso pode ser a curiosidade pelo sobrenatural e pelo oculto. Além disso, filmes espíritas também são uma boa forma de se aprofundar e aprender mais sobre o tema.

As duas obras citadas acima, por exemplo, ficaram famosas por retratar com veracidade e respeito a vida e trajetória de duas figuras importantes para o espiritismo: André Luiz no plano espiritual e Allan Kardec, criador da doutrina Kardecista do espiritismo.

Além deles, outros longas ganharam destaque, como Ninguém é de Ninguém, baseado no livro homônimo de Zíbia Gasparetto, lançado em 2023, além de O Filme dos Espíritos, de 2011.

Fato é que, acreditando ou não em tal doutrina, muitas pessoas encontram nos filmes espíritas a ajuda que precisam para se aproximar do assunto. Foi pensando nisso que o Canaltech resolveu listar 5 dos melhores filmes espíritas para assistir e refletir.

5. Quando me Lembro de Chico

Ao contrário das diversas obras espíritas, esta não se trata apenas de uma ficção e sim de um registro histórico e intimista sobre a vida de Chico Xavier, considerado por muitos como um dos maiores líderes religiosos do mundo — ainda que a doutrina espírita rejeite esse rótulo de "líder".

Produzido pela Pozati Filmes e estrelado por Carlos Baccelli, Geraldo Lemos e Guiomar Albanese, o pseudodocumentário mostra Chico em momentos de intimidade da sua vida pessoal e também trabalhando a caridade em prol dos irmãos mais necessitados. Também é possível ver o médium psicografando: uma das tarefas que mais realizou na vida.

Quem deseja aprender mais sobre a doutrina espírita e sobre o trabalho de Chico Xavier, pode assistir Quando Lembro de Chico no Google Play.

4. Chico Xavier

Mesmo aqueles que não conhecem muito do espiritismo, certamente já ouviram falar em Chico Xavier, um dos principais nomes da doutrina. No ano de 2010, ele ganhou um filme biográfico que conta um pouco mais da sua vida, seus feitos como médium e seus mais de 400 livros psicografados.

Estrelado por Paulo Goulart, Nelson Xavier, Giulia Gam e grande elenco, o filme foi um sucesso de bilheteria e levou várias pessoas às salas de cinema — até mesmo aquelas que não são adeptos da doutrina.

Quem quiser assistir à Chico Xavier, pode encontrá-lo na Globoplay .


3. As Mães de Chico Xavier

Ainda falando em Chico, outra obra que não poderia ficar de fora da nossa lista de cinco melhores filmes espíritas para assistir e refletir é este longa lançado em 2011. Assinado também por Glauber Filho, o filme conta a história de três mães que decidem procurar a ajuda do médium para lidarem com os problemas que enfrentam com seus filhos.

Enquanto Ruth é mãe de um adolescente viciado em drogas, Elisa tenta compensar a ausência do marido sufocando Theo, seu filho único. Já Lara está grávida, mas a gestação é indesejada. Em comum, as três enfrentam as angústias da maternidade e procuram no espiritismo alguma resposta que as dê alento.

Estrelado por Nelson Xavier — que reprisa seu papel como o protagonista Chico Xavier —, Vanessa Gerbelli, Tainá Muller, Gabriel Pontes, Vya Negromonte e grande elenco, As Mães de Chico Xavier pode ser assistido na Globoplay e Netflix.

2. Kardec: A História por Trás do Nome

Saindo de um médium e indo para outro, Allan Kardec — considerado o decodificador da doutrina espírita — também ganhou um filme para chamar de seu.

Lançado em 2019 e dirigido por Wagner de Assis, a obra conta a história do francês Hypolite Léon Denizard Rivail, que se tornou um dos principais nomes do espiritismo ao entender e "traduzir" as mensagens que os espíritos revelavam por meio de sinais sonoros, como batidas em mesas, por exemplo.

Foi a partir de então que ele, junto de outros companheiros, revelou o espiritismo para todos e psicografou os cinco livros fundamentais da doutrina; O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, A Gênese.

Estrelado por Leonardo Medeiros, Dalton Vigh, Julia Konrad, Guilherme Piva, entre outros, Kardec também foi um sucesso de público e agora pode ser assistido na Netflix e no Google Play.


1. Nosso Lar



Outro filme espírita que também foi dirigido por Wagner Assis é Nosso Lar, de 2010. O longa é baseado no livro homônimo de Chico Xavier e conta a jornada do espírito André Luiz, desde o seu desencarne na Terra até chegar ao plano espiritual — passando, é claro, pelo Umbral.

Abusando de paisagens bonitas e ótimos efeitos visuais, Nosso Lar chamou a atenção do público e foi considerado, por muitos, o melhor filme sobre a doutrina espírita.

No elenco estão Renato Prieto como André Luiz, além de Fernando Pinto, Rosanne Mulholland, Werner Schunemann, entre outros. Quem quiser assistir ao filme o encontra no Google Play.

Postar um comentário

0 Comentários